Holociclo

Holociclo

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil, Inglés Estadounidense y Francés. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Incubadora de autores, o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) dispõe de ambiente especializado na produção de conhecimento: o Holociclo, megalaboratório técnico-científico onde são realizadas, desde 2000, pesquisas de ponta a respeito da consciência, o princípio inteligente e imaterial dos indivíduos.

Das investigações conduzidas, destacam-se as atinentes à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, obra iniciada em 1998 e dedicada ao estudo aprofundado da personalidade humana do ponto de vista multidimensional – além da dimensão física na qual vivemos.

A Enciclopédia da Conscienciologia é o conjunto de análises e sínteses do trabalho intelectual de Waldo Vieira, acumulado, desenvolvido e atualizado a partir da formação de sua biblioteca pessoal, em 1941.

Com emprego de técnicas inovadoras de redação e sistematização de informações, Vieira, em conjunto com equipe de pesquisadores, redige verbetes em estilo detalhista e exaustivo. O tema reurbanizações, concernente à melhoria de ambientes e consciências, originou o livro Homo sapiens reurbanisatus, com 1584 páginas e 7.653 referências, lançado em 2003. Esta obra constitui modelo para outras publicações em preparação, o Homo sapiens pacificus, relacionado ao pacifismo, e o Homo sapiens neonatus, relativo à criança recém-nascida. No Holociclo, também estão sendo produzidos textos para orientar a elaboração da própria Enciclopédia, dentre os quais o Fundamentos da Enciclopédia e o Fórmulas Redacionais.

Partindo da máxima de que não há cultura ampla sem consulta permanente a centenas de obras de referência, o Holociclo mantém três coleções principais, em constante ampliação: a Lexicoteca, que reúne cerca de 5100 dicionários; a Hemeroteca, com mais de 417 mil recortes de jornais e revistas; a Encicloteca, com dezenas de enciclopédias. Fornecem suporte também às pesquisas do Holociclo outras 275 coleções de artefatos do saber do CEAEC.

O acervo da Lexicoteca é composto de dicionários idiomáticos e sobre temas diversos: Biografias, Ciências, Etimologia, Psicologia, História, entre outras 848 áreas do saber. Para o levantamento de artigos, a Hemeroteca recebe jornais e revistas procedentes das principais capitais brasileiras e de vários países do exterior, totalizando mais de 650 coleções de periódicos diferentes.

A importância conferida às matérias jornalísticas está associada à idéia de que os fatos direcionam as pesquisas em Conscienciologia. Muitas das ocorrências apontadas pelos recortes de jornais e revistas são fonte de questões e correlações relevantes para o estudo da consciência. A seleção é feita por meio da técnica do Cosmograma, utilizada para relacionar o assunto das matérias às temáticas da Conscienciologia.

Os dicionários, por sua vez, auxiliam na interpretação dos fatos e na precisão das acepções utilizadas na redação dos textos. As demais fontes bibliográficas contribuem para o embasamento, o enriquecimento e a expansão das abordagens propostas, mediante o aporte de conceitos e dados pertinentes.

A estrutura de apoio à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia envolve a atuação de 232 voluntários, participantes de 37 equipes especializadas do Holociclo, incluindo bibliografistas, definidores, escritores, lexicógrafos, lingüistas, neologistas, revisores e tradutores.

A equipe dos fichadores, por exemplo, auxilia no levantamento minucioso de informações bibliográficas para a elaboração das referências utilizadas na Enciclopédia, a fim de permitir maior visão de conjunto do universo em análise.

A atividade voluntária no Holociclo vem levando muitos pesquisadores a desenvolver o autoconhecimento, a atenção concentrada, o detalhismo crítico, a capacidade de análise, o estado de bom humor continuado, a perseverança e a racionalidade.

A proposta do Holociclo é possibilitar que cada voluntário promova a melhoria do próprio universo íntimo e exercite o convívio produtivo e fraterno com outros voluntários. Deste modo, o local passa a funcionar na condição de laboratório de pesquisa e assistência útil aos interessados no estudo da consciência.

A síntese dos objetivos da Enciclopédia da Conscienciologia é, segundo Waldo Vieira, o mesmo da vida humana: ajudar as pessoas a executarem da melhor forma suas programações existenciais, de modo a concretizar as metas construtivas pessoais traçadas para esta existência.

 

Saiba mais

HOLOCICLO