UNICIN

ICs

ICs e Pré-ICs

APOIO

Instituição Conscienciocêntrica (IC)

“A Instituição Conscienciocêntrica é aquela concentradora das atividades nas autopesquisas da consciência e na reeducação consciencial, a partir da razão social e dos estatutos legais transparentes, sendo intrínseca, cosmoética e consciencialmente sadia” (Vieira, 2018, p. 12.762).

A institucionalização do serviço voluntário é prática fundamental para se manter a articulação e a coesão de grupos na CCCI. As Instituições Conscienciocêntricas (ICs) desenvolvem especialidades propostas pela Conscienciologia, sendo que algumas têm o caráter mais endógeno de atuação, a exemplo da UNICIN. A UNICIN é IC que atua de modo direcionado para a própria comunidade e demais ICs.

Apoio às Instituições Conscienciocêntricas (ICs)

A UNICIN assessora as ICs em suas demandas relativas ao processo de gestão conscienciocêntrica, levando em conta as Diretrizes do Conselho de ICs, as bases da Parapolítica na CCCI e a teática do Paradigma Consciencial. Para tanto, utiliza a expertise dos Conselhos e dos demais organismos da UNICIN, qualificando a efetividade dos resultados interassistenciais.

Pré-Instituição Conscienciocêntrica (Pré-IC)

É o processo de formalização junto à UNICIN, por grupo de pesquisadores interessado em assumir um empreendimento conscienciocêntrico, comprometido em aprofundar uma ou mais especialidades da ciência Conscienciologia para habilitar-se à condição de nova IC, no âmbito da CCCI.

Além de qualificar o planejamento, o grupo da Pré-IC tem oportunidade de conhecer a sistematização das atividades no contexto das instâncias já consolidadas na CCCI. Afinal, as diretrizes do Fluxo Conscienciocêntrico e a avaliação de seu resultado, o Plano Conscienciocêntrico, são realizadas pelo Conselho de ICs, que promove a discussão interpares e delibera sobre o tema.

Lista das Pré-ICs

(Última atualização: 29.01.2023)

  • Extracons: Associação Internacional de Extraterrestrologia.
  • ISIC: Serviços Interassistenciais para Internacionalização da Conscienciologia.
  • Paraecologicus: Associação Internacional de Paraecologia.
  • Serenus: Associação Internacional de Serenologia.

Apoio às Pré-ICs

O Comitê Conscienciocêntrico, vinculado ao Secretariado da UNICIN, assessora o processo de desenvolvimento do Fluxo Conscienciocêntrico com o objetivo de estruturar e viabilizar a nova IC. A partir de Diretrizes definidas no Conselho de ICs, a equipe da Pré-IC é acompanhada nas diversas etapas de sua preparação para institucionalização.

Este apoio se dá através da intermediação entre a Pré-IC e os Conselhos da UNICIN, formados por representantes das ICs. Além disso, por decisão do Conselho de ICs em 2022, cada Pré-IC é incubada por alguma IC já estabelecida e que compartilhe suas melhores práticas em gestão conscienciocêntrica, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento da neo-IC. 

Desse modo, a metodologia utilizada propicia que os especialistas, nas suas respectivas áreas, compartilhem conhecimento em gestão conscienciocêntrica e apoio à Pré-IC.

Saiba mais:

Vieira, Waldo; Instituição Conscienciocêntrica; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Digital; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 12.762 a 12.767; disponível em: http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf; acesso em: 09.02.23; 09h30.