Propositor

Waldo Vieira

O

Ci spiace, ma questo articolo è disponibile soltanto in Portoghese Brasiliano, Inglese Americano, Spagnolo Europeo, Francese e Tedesco. Per ragioni di convenienza del visitatore, il contenuto è mostrato sotto nella lingua principale di questo sito. Puoi cliccare su uno dei links per cambiare la lingua del sito in un’altra lingua disponibile.

Waldo Vieira

 

Nascido em Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 — falecido em Foz do Iguaçu, 02 de julho de 2015, formado em Medicina e Odontologia. Pós-graduado em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão.

A história de Waldo Vieira é marcada pela aptidão parapsíquica manifesta desde a primeira infância e pela dedicação irredutível e pertinaz em examinar o parapsiquismo detalhadamente e exaustivamente. As pesquisas desenvolvidas durante toda a sua vida, resultaram no corpus da Conscienciologia, ciência experimental por ele proposta no início da década de 90. Revista Holotecologia, pág. 77.

Foi o propositor das ciências Projeciologia e Conscienciologia, sistematizadas nos tratados Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) e 700 Experimentos da Conscienciologia (1994). Escreveu dezenas de livros e centenas de artigos relacionados à pesquisa da consciência.

Em janeiro de 2000, fixou residência no Campus CEAEC onde escreveu seu mais audacioso projeto, a Enciclopédia da Conscienciologia. Paralelamente à produção da Enciclopédia, publicou 5 tratados científicos: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014). Revista Holotecologia, pág. 77.

Implantou o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, dando início à constituição do Bairro Cognópolis (Cidade do Conhecimento) em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Ao doar sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado a fenômenos parapsíquicos.

No Holociclo, área especializada em Lexicografia, Waldo Vieira capacitou equipes de pesquisadores para o desenvolvimento da Enciclopédia da Conscienciologia, a qual conta atualmente com mais de 4 mil verbetes referentes ao amplo universo da consciência.

O vasto legado de Waldo Vieira é o consistente, vigoroso e inspirador conjunto de ideias concretizadas em monumentos construídos materialmente e energeticamente, prédios e espaços consolidados na criação do Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu, porém, sobretudo concretizadas através de obra registrada por escrito ainda para serem exploradas plenamente. Revista Holotecologia, pág. 78.