Conscienciologia
COGNÓPOLIS
CIDADE CONSCIENCIOLÓGICA DO CONHECIMENTO
Cognópolis é a localidade, bairro ou cidade conscienciológica do conhecimento implantada para reunir consciências dedicadas à autopesquisa consciencial e afinizadas com a vivência teática do paradigma consciencial. Concentra diversos ambientes e estruturas otimizados para tal finalidade, a exemplo de laboratórios de autopesquisa, salas de aula e de Dinâmicas Parapsíquicas, sedes ou campi das ICs, Organismos Conscienciocêntricos (OCs), Empresas Conscienciológicas (ECs), hospedaria e condomínios residenciais.
É implantada e mantida por voluntários da CCCI, proporcionando a convergência geopolítica e parageopolítica no contexto evolutivo de intermissivistas comprometidos com a maxiproéxis grupal da Conscienciologia.
Foi idealizada por Waldo Vieira, para quem “a Cognópolis, ao reunir e otimizar todos os recursos disponíveis para a execução avançada da maxiproéxis, é, sem dúvida, forte atrativo para as conscins lúcidas, automotivadas e disponíveis para as grandes reciclagens na vida humana” (Vieira, 2013, p. 5.966)
Atualmente a CCCI dispõe de 5 iniciativas, das quais a primeira e a mais estruturada nessa configuração é a Cognópolis Foz do Iguaçu, sendo que as demais estão em fase de desenvolvimento. Eis, em ordem de surgimento, as Cognópolis e Pré-Cognópolis da CCCI:
- Cognópolis Foz: Foz do Iguaçu, Paraná.
- Pré-Cognópolis Pedra Azul: Domingos Martins, Espírito Santo.
- Pré-Cognópolis Rosa dos Ventos: Natal, Rio Grande do Norte.
- Pré-Cognópolis Saquarema: Saquarema, Rio de Janeiro.
- Pré-Cognópolis em SC: Florianópolis, Santa Catarina.
Cognópolis Foz
A Cognópolis, que acabou dando nome ao bairro onde se localiza, reúne residentes fixos (cognopolitas), pesquisadores visitantes e demais visitantes ocasionais. Recebe tanto pessoas interessadas em saber mais sobre a Conscienciologia, quanto turistas de diversas origens.
São algumas das estruturas disponíveis, em ordem alfabética, aos pesquisadores e visitantes da Cognópolis Foz:
- Aleia dos Gênios da Humanidade
- Campi de ICs
- Casa do Pesquisador (Village)
- Holociclo
- Holoteca
- Hotel Interludium
- Laboratório Acoplamentarium
- Laboratório Alameda Técnica de Viver
- Laboratório Serenarium
- Laboratórios de Autopesquisa
- Praça da Paz
- Praça das ICs
- Salão de Dinâmicas Parapsíquicas
- Tertuliarium
Em 2009, a Prefeitura de Foz do Iguaçu criou o Bairro Cognópolis (Decreto municipal nº 18.887/2009), em reconhecimento à consolidação da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional radicada na cidade desde 1995 com a instalação da primeira IC, o CEAEC. Atualmente (ano-base: 2023), o bairro possui 7 milhões de m² de área. Desse total, 1,7 milhão de m² formam a área da Conscienciologia, que abriga as sedes ou campi das ICs, além de condomínios residenciais e áreas de preservação permanente.
Campi conscienciocêntrico
“O campus conscienciocêntrico é o megaempreendimento grupal composto pelo conjunto de edificações e infraestrutura de Instituição Conscienciocêntrica (IC), implantado em terreno próprio, objetivando a pesquisa das especialidades da Conscienciologia, a disseminação do paradigma consciencial e, sobretudo, contribuir para a reurbex ou reurbanização extrafísica” (Balthazar, 2018, p. 5.269)
São campi instalados na Cognópolis Foz:
- Campus CEAEC.
- Campus de Invexologia, da ASSINVÉXIS
- Campus OIC.
- Campus REAPRENDENTIA.
Além dos campi instalados na Cognópolis Foz, existem o Campus Aracê, em Domingos Martins (ES), e o Campus do IIPC, em Saquarema (RJ).
Praça das ICs
A Praça das ICs, empreendimento em fase de desenvolvimento dentro do Pólo Discernimentum (ano-base: 2023), visa reunir diversas ICs sediadas na Cognópolis Foz num mesmo perímetro.
Até o momento, integram a Praça das ICs:
- Evolucin: instalada e funcionando no local desde 2021.
- IIPC: lançou a pedra fundamental em 18/06/2022.
- IC Tenepes: lançou a pedra fundamental em 15/12/2022.
Assim como no Campus da IC, na Praça das ICs a instituição constrói sua infraestrutura e concentra atividades em sua própria sede, porém num ambiente integrado e com acesso fácil às demais ICs, contribuindo para o sinergismo interinstitucional.
Condomínios residenciais conscienciológicos
Os Condomínios Residenciais Conscienciológicos ou Condomínios Cognopolitanos são espaços otimizados para potencializar o desempenho de pesquisadores, voluntários e estudiosos da Conscienciologia por meio da radicação vitalícia nas Cognópolis.
Atualmente, a Cognópolis Foz conta com os condomínios residenciais conscienciológicos listados a seguir:
- Campo dos Sonhos
- Cosmoética
- Evolução
- Integração
- Rose Garden
- Serenologia
- Villa Conscientia – Asa Sul
- Villa Conscientia – Asa Norte
(Última atualização: 29.01.2023)
Saiba mais:
Balthazar, Alexandre; Campus Conscienciocêntrico; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Digital; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 5.269 a 5.275; disponível em: http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf; acesso em: 09.02.23; 09h27.
Vieira, Waldo; Cognopolita; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Digital; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 5.964 a 5.966; disponível em: http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf; acesso em: 09.02.23; 09h13.