UNICIN

Conscienciologia

Conscienciologia

A CIÊNCIA E O PROPOSITOR

“A Conscienciologia é a Ciência aplicada ao estudo da consciência apresentando forma abrangente, integral, multidisciplinar, multicultural, multidimensional, multitemporal, multiexistencial, holopensênica, holomnemônica, holobiográfica, holocármica, holossomática e, sobretudo, segundo as reações perante as energias imanentes (Eis) e as energias conscienciais (Ecs), bem como os múltiplos estados, níveis de acuidade e condições de manifestação, através das auto e heteropesquisas dos atributos mentaissomáticos, paracerebrais (Paracerebrologia) e fenômenos conscienciais em geral” (VIEIRA, 2018, p. 6.619).

O termo Conscienciologia procede dos vocábulos consciência, com origem no idioma Latim, conscientia (consciência) e, logia, do idioma Grego logos (ciência). Por se tratar de uma ciência, a Conscienciologia não se caracteriza como seita, religião, filosofia ou gurulatria.

Diferencia-se da ciência convencional devido ao paradigma consciencial, fundamentado na consciência e em seus próprios atributos. Apresenta como premissas:

  • Holossomática: admite a existência do holossoma, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência, constituído por:
    • Soma ou corpo físico;
    • Energossoma ou corpo das energias;
    • Psicossoma ou corpo das emoções;
    • Mentalsoma ou corpo do discernimento.
  • Bioenergética: adota a autoexperimentação lúcida das bioenergias por meio do energossoma, discriminando as energias imanentes das energias conscienciais.
  • Multidimensionalidade: considera a vivência da consciência não só na dimensão física, mas também em diversas dimensões conscienciais.
  • Serialidade: enfatiza a condição multiexistencial da consciência, sujeita a múltiplas vidas humanas em série, intercaladas com períodos intermissivos.
  • Autopesquisa: assume o pressuposto de a consciência investigar a si mesma, vivenciando, simultaneamente, o papel de pesquisador e objeto de pesquisa.
  • Cosmoética: reconhece a existência de uma ética interligada ao fluxo do Cosmos, portanto mais ampla do que a ética intrafísica. A cosmoética considera a multidimensionalidade e a evolutividade consciencial, atuando como mecanismo balizador da evolução de todos os seres do Universo, estando estes conscientes ou não da ação das leis cósmicas.
  • Universalismo: admite existir um conjunto de ideias derivadas da universalidade das leis básicas da Natureza e do Cosmos, sinônimo de antiegoísmo, cosmismo, generalismo e Megafraternidade.


A autopesquisa conscienciológica é teática, caracterizada pela “vivência conjunta da teoria e da prática por parte da consciência” (Vieira, 1997, p. 210). O consenso quanto aos fatos conscienciais autopesquisados é denominado na Conscienciologia de verdade relativa de ponta (verpon), a qual é disseminada por meio da tarefa do esclarecimento (tares), visando a interassistencialidade.

A Conscienciologia não quer provar nada por meio de heteroconvencimentos, cabendo a cada pessoa, por meio de autexperimentos e da aplicação do Princípio da Descrença (PD), comprovar ou renegar as realidades para si própria.

Princípio da Descrença
NÃO ACREDITE EM NADA, NEM MESMO
NO QUE LHE INFORMAMOS AQUI.

EXPERIMENTE.

TENHA SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS.

Propositor da Conscienciologia

A Conscienciologia foi proposta pelo pesquisador Waldo Vieira. Nascido em Monte Carmelo (MG), em 12 de abril de 1932 e falecido em Foz do Iguaçu (PR), em 02 de julho de 2015. Formado em Medicina e Odontologia, com pós-graduação em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão.

Waldo Vieira teve uma vida dedicada à ciência, à pesquisa da consciência e ao parapsiquismo. Propôs os termos Conscienciologia e Projeciologia (ciência que estuda as projeções da consciência), pela primeira vez, em 1981, em um capítulo do livro Projeções da Consciência – Diário de Experiências Fora do Corpo Físico, de sua autoria.  Fundamentou, inicialmente, tais ciências por meio dos tratados:  Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) e 700 Experimentos da Conscienciologia (1994). 

Implantou, em parceria com outros pesquisadores, instituições de autopesquisa da consciência, tais como: Centro de Consciência Contínua (CCC), em 1981, Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), em 1988, atualmente Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) e o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em 2002, fomentando a criação outras diversas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).

Após fixar residência no Campus CEAEC, em janeiro de 2000, publicou mais 5 tratados científicos, como segue: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014). Em trabalho concomitante, iniciou a escrita da Enciclopédia da Conscienciologia, publicando mais de 2000 verbetes, um legado que vem estimulando a participação de centenas de outros verbetógrafos.

Waldo Vieira fez doação de suas coleções e biblioteca particular ao CEAEC, o que possibilitou a estruturação da Holoteca e do Holociclo. A criação e ampliação de laboratórios de autopesquisa, condomínios residenciais, sedes de ICs e o estabelecimento de empresas conscienciocêntricas, possibilitou o reconhecimento do bairro Cognópolis em 2009, no município de Foz do Iguaçu. O projeto do Megacentro Cultural Holoteca está sendo articulado na Cognópolis Foz e todos esses resultados e estruturas pró-tares tornam a Cidade do Conhecimento um pólo atrator de intermissivistas.

A atuação pesquisística e interassistencial de Waldo Vieira possibilitou também a escrita de inúmeros outros livros, manuais e artigos científicos, bem como, a capacitação de diversos pesquisadores, os quais se dedicam ao trabalho voluntário para o continuísmo e expansão da ciência Conscienciologia.

Saiba mais:

Cordioli, César; Conscienciologia: breve introdução à Ciência da Consciência. Foz do Iguaçu: Editares, 2019, p. 18, 21, 24, 43, 46 e 52.

Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, 1997, p. 73, 120, 139, 151 e 195.

Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia. 3ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2013, p. 54, 56, 58, 60, 68, 88, 97 e 100.

Vieira, Waldo; Conscienciologia; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Digital; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 6.619 a 6.623; disponível em: http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf; acesso em: 09.02.23; 08h57.

Vieira, Waldo. Dicionário de Argumentos da Conscienciologia. 1ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2014, p. 520 a 522.

Vieira, Waldo. Nossa Evolução. 3ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2010, p. 63, 66, 77 e 134.

Vieira, Waldo. Projeciologia: panorama das experiências da consciência fora do corpo humano. 10ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2008, p. 39 e 1107.

Vieira, Waldo. O que é Conscienciologia. 5ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2017, p. 12, 199, 160, 205.