UNICIN

Conscienciologia

Conscienciologia

A CIÊNCIA E O PROPOSITOR

“A Conscienciologia é a Ciência aplicada ao estudo da consciência apresentando forma abrangente, integral, multidisciplinar, multicultural, multidimensional, multitemporal, multiexistencial, holopensênica, holomnemônica, holobiográfica, holocármica, holossomática e, sobretudo, segundo as reações perante as energias imanentes (Eis) e as energias conscienciais (Ecs), bem como os múltiplos estados, níveis de acuidade e condições de manifestação, através das auto e heteropesquisas dos atributos mentaissomáticos, paracerebrais (Paracerebrologia) e fenômenos conscienciais em geral” (VIEIRA, 2018, p. 6.619).

O termo Conscienciologia procede dos vocábulos consciência, com origem no idioma Latim, conscientia (consciência) e, logia, do idioma Grego logos (ciência). Por se tratar de uma ciência, a Conscienciologia não se caracteriza como seita, religião, filosofia ou gurulatria.

Diferencia-se da ciência convencional devido ao paradigma consciencial, fundamentado na consciência e em seus próprios atributos. Apresenta como premissas:

  • Holossomática: admite a existência do holossoma, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência, constituído por:
    • Soma ou corpo físico;
    • Energossoma ou corpo das energias;
    • Psicossoma ou corpo das emoções;
    • Mentalsoma ou corpo do discernimento.
  • Bioenergética: adota a autoexperimentação lúcida das bioenergias por meio do energossoma, discriminando as energias imanentes das energias conscienciais.
  • Multidimensionalidade: considera a vivência da consciência não só na dimensão física, mas também em diversas dimensões conscienciais.
  • Serialidade: enfatiza a condição multiexistencial da consciência, sujeita a múltiplas vidas humanas em série, intercaladas com períodos intermissivos.
  • Autopesquisa: assume o pressuposto de a consciência investigar a si mesma, vivenciando, simultaneamente, o papel de pesquisador e objeto de pesquisa. 
  • Cosmoética: reconhece a existência de uma ética interligada ao fluxo do Cosmos, portanto mais ampla do que a ética intrafísica. A cosmoética considera a multidimensionalidade e a evolutividade consciencial, atuando como mecanismo balizador da evolução de todos os seres do Universo, estando estes conscientes ou não da ação das leis cósmicas.
  • Universalismo: admite existir um conjunto de ideias derivadas da universalidade das leis básicas da Natureza e do Cosmos, sinônimo de antiegoísmo, cosmismo, generalismo e Megafraternidade.

A autopesquisa conscienciológica é teática, caracterizada pela “vivência conjunta da teoria e da prática por parte da consciência” (Vieira, 1997, p. 210). O consenso quanto aos fatos conscienciais autopesquisados é denominado na Conscienciologia de verdade relativa de ponta (verpon), a qual é disseminada por meio da tarefa do esclarecimento (tares), visando a interassistencialidade.

A Conscienciologia não quer provar nada por meio de heteroconvencimentos, cabendo a cada pessoa, por meio de autexperimentos e da aplicação do Princípio da Descrença (PD), comprovar ou renegar as realidades para si própria.

 

Propositor da Conscienciologia

A Conscienciologia foi proposta pelo pesquisador Waldo Vieira. Nascido em Monte Carmelo (MG), em 12 de abril de 1932 e falecido em Foz do Iguaçu (PR), em 02 de julho de 2015. Formado em Medicina e Odontologia, com pós-graduação em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão.

Waldo Vieira teve uma vida dedicada à ciência, à pesquisa da consciência e ao parapsiquismo. Propôs os termos Conscienciologia e Projeciologia (ciência que estuda as projeções da consciência), pela primeira vez, em 1981, em um capítulo do livro Projeções da Consciência – Diário de Experiências Fora do Corpo Físico, de sua autoria.  Fundamentou, inicialmente, tais ciências por meio dos tratados:  Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) e 700 Experimentos da Conscienciologia (1994). 

Implantou, em parceria com outros pesquisadores, instituições de autopesquisa da consciência, tais como: Centro de Consciência Contínua (CCC), em 1981, Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), em 1988, atualmente Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) e o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em 2002, fomentando a criação de diversas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).

Após fixar residência no Campus CEAEC, em janeiro de 2000, publicou mais 5 tratados científicos: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014). Concomitante, iniciou a escrita da Enciclopédia da Conscienciologia, publicando mais de 2000 verbetes, um legado que vem estimulando a participação de centenas de outros verbetógrafos.

Waldo Vieira doou suas coleções e biblioteca particular ao CEAEC, o que possibilitou a estruturação da Holoteca e do Holociclo. A criação e ampliação de laboratórios de autopesquisa, condomínios residenciais, sedes de ICs e o estabelecimento de empresas conscienciocêntricas possibilitou o reconhecimento do bairro Cognópolis em 2009, no município de Foz do Iguaçu. Projetos como o Megacentro Cultural Holoteca estão sendo articulados na Cognópolis Foz e todos esses resultados e estruturas pró-tares a tornam um pólo atrator de intermissivistas.

A atuação pesquisística e interassistencial de Waldo Vieira possibilitou também a a escrita de inúmeros outros livros, manuais e artigos científicos, bem como, a capacitação de diversos pesquisadores, os quais se dedicam ao trabalho voluntariado para o continuísmo e expansão da ciência Conscienciologia.

Saiba mais:

Cordioli, César; Conscienciologia: breve introdução à Ciência da Consciência. Foz do Iguaçu: Editares, 2019, p. 18, 21, 24, 43, 46 e 52.

Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, 1997, p. 73, 120, 139, 151 e 195.

Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia. 3ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2013, p. 54, 56, 58, 60, 68, 88, 97 e 100.

Vieira, Waldo; Conscienciologia; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Digital; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 6.619 a 6.623; disponível em: http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf; acesso em: 09.02.23; 08h57.

Vieira, Waldo. Dicionário de Argumentos da Conscienciologia. 1ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2014, p. 520 a 522.

Vieira, Waldo. Nossa Evolução. 3ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2010, p. 63, 66, 77 e 134.

Vieira, Waldo. Projeciologia: panorama das experiências da consciência fora do corpo humano. 10ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2008, p. 39 e 1107.

Vieira, Waldo. O que é Conscienciologia. 5ª Ed. Foz do Iguaçu: Associação Internacional Editares, 2017, p. 12, 199, 160, 205.